A primeira condição para que um ser possa assumir um ato comprometido está em ser capaz de agir e refletir ,tendo consciência de que a forma que está no mundo condiciona a sua consciência deste estar, entendemos também que o ser humano já possui compromisso pela sua própria existência, o ser humano é o único ser que além de poder se comprometer já é um compromisso.
Como não há homem sem mundo, nem mundo sem homem, não pode haver reflexão e ação fora da relação homem.Paulo Freire (ícone da revolução educacional) elucida que o homem é um ser histórico e que há a necessidade de que ele seja empreendedor com a capacidade de atuar e refletir....transformar a realidade de acordo com as finalidades propostas pelo homem.
Outro coisa importante é o fato de que a sociedade em si foi criada pelos homens , e a mesma dificulta-lhe de atuar isso é contraditório ,quando se impede um homem comprometido de atuar , os homens se setem frustrados por isso procuram superar a situações de frustrações.
Conclui Freire que o compromisso só se realiza a partir do engajamento com a realidade, e ressalta que o homem deve se empenhar e se dedicar para que aja um total entrega desse compromisso com a sociedade o verdadeiro compromisso é a solidariedade,e não a solidariedade com os que negam compromisso solidário e sim que na situação concreta se encontram convertidos em coisas.
Parabéns pelo blog, tá bacana.
ResponderExcluirobrigado pela visita...
ExcluirOlá Gi,
ResponderExcluirSimplesmente amei, pois sabemos que Paulo Freire é um ícone para Educação, afinal ele é o homem que conseguia ler o mundo.